Título
(11) 3183-5140 (11) 4524-2904 vendas@grabe.com.br
Decantadores

Decantadores

Os decantadores GRABE são indicados para a remoção de partículas sólidas em suspensão na água e efluentes pela ação da gravidade. Neste processo, as partículas sólidas com densidades superiores à do efluente tendem a se depositar naturalmente no fundo do decantador. Como resultado, forma-se um lodo espesso que deve ser drenado periodicamente pela saída inferior, ao mesmo tempo em que se obtém líquido limpo pela saída superior do decantador.

Costumam ser utilizados em Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) em processos que geram sólidos insolúveis, como precipitação química, sistemas biológicos e polimento final. Há casos também em que os decantadores são aplicados no início do processo de tratamento, para a remoção de areias e sólidos mais densos, de forma a simplificar as etapas subsequentes e proteger os componentes da estação de possíveis danos.

Vale destacar o uso de decantadores  após processo biológico com a utilização de aeradores e como etapa anterior ao processo de desaguamento de lodo mediante o uso de filtro prensa, prensa desaguadora, leito de secagem e outros sistemas de desidratação, para redução do volume de efluente a ser filtrado ou drenado e aumento da eficiência do processo. Lembrando que a GRABE é um dos maiores fabricantes de filtros prensa de placas de filtração em polipropileno do tipo câmara de recesso.

A Grabe equipamentos industriais fornece decantadores convencionais de fluxo contínuo e batelada (ciclos) e decantadores de alta taxa para fluxo contínuo, sendo classificados como decantadores primários quando aplicados para a remoção de sólidos grosseiros e decantadores secundários quando aplicados para tratamentos biológicos. Nossos técnicos estão disponíveis para auxiliar na seleção e dimensionamento do decantador adequado para cada processo, como tambem dimensionar floculadores para estação de tratamento, tanques de mistura para processo de equalização de Ph, bombas dosadoras para produtos químicos e bombas penumáticas ou bombas centrífugas para transferência de líquidos.
 

Solicitar Orçamento

DECANTADOR DORTMUND

Decantadores
Decantadores

Os decantadores Dortmund promovem a remoção de sólidos suspensos a partir da simples passagem do efluente bruto pelo decantador em baixas velocidades e tempo de permanência no sistema. Os decantadores Dortmund são tanques cilíndricos de polipropileno de fundo cônico acentuado dotados de duto direcionador de fluxo de entrada, calha vertedora para a coleta de efluente clarificado e anteparo acumulador de eventuais flotados. O fundo cônico acentuado do decantador Dortmund permite o acúmulo e adensamento de lodo em um único poço de lodo. Esse processo promove o aumento da concentração de sólidos do lodo e consequente redução do volume a ser destinado para processos de desaguamento, impactando diretamente nos custos de transporte e destinação do lodo produzido.

Características Técnicas

Versatilidade construtiva – diferentes capacidades e configurações para processo contínuo e batelada (ciclos).

Segurança contra vazamentos – chapas de polipropileno soldadas a quente por extrusoras e máquinas semiautomáticas de termofusão (solda de topo), reforçadas com cintas e nervuras de mesmo material.

Resistência contra corrosão interna e externa – fabricação com material anticorrosivo, sem barreiras químicas ou revestimentos superficiais sujeitos a trincas ou fissuras.

Proteção contra intempéries – chapas termoplásticas com aditivação anti-UV, permitindo a instalação em locais abertos ou fechados, sobre piso plano de alvenaria ou similar.

Como funciona

O efluente bruto entra no sistema pela parte superior do decantador ao mesmo tempo em que as partículas sólidas com densidades superiores à do efluente tendem a se depositar no fundo do decantador sob a influência da gravidade.
A coleta de efluente clarificado ocorre por calhas vertedoras na parte superior do decantador de fluxo contínuo e por conexões laterais do decantador de batelada. O lodo acumulado deve ser removido periodicamente através da conexão de saída na parte inferior do decantador, sendo menor o intervalo de remoção para lodo orgânico devido a possível formação de gases e consequente flutuação do lodo.

Aplicações

Solicitar Orçamento

DECANTADOR LAMELAR

Decantadores
Decantadores

Os decantadores lamelares são decantadores de alta taxa que aliam tamanho compacto, fácil instalação e baixa manutenção, fatores importantes para a análise de custos indiretos como área ocupada para instalação e despesas com transporte. Os decantadores lamelares são tanques prismáticos de polipropileno com reforços externos em aço carbono revestido e perfis tubulares montados em posição inclinada em seu interior. Esses perfis aumentam expressivamente a área superficial de sedimentação e encurtam o caminho a ser percorrido pelas partículas para deposição. Dessa forma, possuem menor tamanho e volume quando comparados a decantadores convencionais de mesma vazão.

Características Técnicas

Versatilidade construtiva – diferentes capacidades nos formatos piramidal invertido e prismático.

Segurança contra vazamentos – chapas de polipropileno soldadas a quente por extrusoras e máquinas semiautomáticas de termofusão (solda de topo), reforçadas com cintas e nervuras de mesmo material e perfis tubulares de aço carbono revestidos.

Resistência contra corrosão interna e externa – fabricação com material anticorrosivo, sem barreiras químicas ou revestimentos superficiais sujeitos a trincas ou fissuras.

Proteção contra intempéries – chapas termoplásticas com aditivação anti-UV, permitindo a instalação em locais abertos ou fechados, sobre piso plano de alvenaria ou similar.

Como funciona

O efluente bruto entra no sistema em fluxo contínuo sendo direcionado para a região intermediária do decantador e seguindo para a parte superior. A tendência de deposição das partículas sólidas com densidades superiores à do efluente é favorecida pela existência de perfis tubulares inclinados no interior do decantador. Esses perfis oferecem superfícies de contato para o acúmulo de partículas e consequente formação de flocos com maior densidade e tendência à sedimentação. A inclinação dos canais permite o escorregamento dos flocos e partículas para o fundo do decantador em sentido oposto ao fluxo de efluente. A coleta de efluente clarificado ocorre pelas calhas vertedoras na parte superior do decantador e a remoção do lodo acumulado pela conexão de saída na parte inferior.

Aplicações

Solicitar Orçamento
BNDES